Quando se pensa em casamento rústico, geralmente a primeira imagem que se vem à cabeça é de uma cerimônia intimista no campo, como os mini wedding costumam ser. Mas esse cenário vem mudando aos poucos.
Hoje, elementos rústicos estão sendo usados em qualquer tipo de decoração de casamento. Nos últimos cinco anos têm se aumentado a migração dos casamentos do ambiente urbano para o interior, os chamados destination weddings. Essa mudança influenciou na decoração, mas casamento rústico não é coisa só de campo.
Esse tipo de decoração costuma ser escolha dos casais que querem um formato menos protocolar que o usual. É ideal para fugir da cenografia mais metropolitana ou clássica. Além disso, a decoração rústica no casamento pode ter muito a “cara dos noivos”. Isso porque muitos casais apostam nos DIYs para ter algo totalmente personalizado.
Onde fazer um casamento rústico?
Como já comentamos, casamento rústico não é só coisa de campo. Esse tipo de decoração pode se encaixar em diversas ocasiões, desde a praia até os grandes centros urbanos. Hoje em dia, já existe aqui em São Paulo alguns espaços especializados nesse tipo de casamento.
Ainda assim, não é preciso um ambiente totalmente propício para que seja feito um casamento rústico. Até mesmo espaços mais contemporâneos podem ser transformados em cenários intimistas com essa decoração.
O que tem em um casamento rústico?
A palavra de ordem de um casamento rústico é intimidade. Sabe aquela festa que quando um convidado chega já se sente em casa, quase como se conhecesse aquele ambiente? É esse o tipo de sensação de acolhimento que essa decoração busca transmitir.
Alguns dos itens mais comuns em um casamento rústico são:
- Itens em madeira;
- Flores, folhas e galhos;
- Luminárias pendentes;
- Renda e/ou juta;
- Artigos vintage;
- Pertences pessoais;
- Arranjos com trigo ou palha;
- Peças decorativas em vime;
- Elementos de barro ou cimento queimado;
- Velas, lampiões ou qualquer outra fonte de iluminação amarelada.
Um casamento rústico por si só demanda um layout mais simplista. Aqui o verniz e o brilho são deixados de lado para dar lugar à elementos que, propositalmente, não apresentam acabamento perfeito.
Essa decoração traz à memória o espaço rural, como casa de fazenda, sabe? Nesse estilo, é como se os móveis e as peças decorativas contassem uma história.
Além disso, é bom esclarecer que casamento rústico não é a mesma coisa que um casamento vintage. Enquanto o vintage se firma em elementos antigos, da época dos anos 20 ao 60, a decoração rústica preza pela integração com a natureza. A decoração vintage é mais luxuosa, afinal, grande parte dos artigos usados são originais, enquanto a rústica é mais colonial e aconchegante.
Valorização do natural
Resumindo, um casamento rústico preza pelo natural, por aquilo que já está disponível. O conceito se baseia em adaptar o espaço que se tem sem tentar “maquiá-lo”. Se é um ambiente com vigas aparente, não há porquê escondê-las. Uma pintura desgastada pode ser bem aproveitada. Mobília antiga, bancos com marcas de época… Entendeu?
Por outro lado, não se pode confundir e ter a ideia de que utilizar materiais sem acabamento significa uma decoração sem capricho. Num casamento rústico, é o toque pessoal que dá o tom de requinte. É o contraste entre elementos que ambienta o cenário aconchegante. Uma ideia bacana é pensar nessa decoração algo tipo como “casa de vó”, por exemplo. Se passa o mesmo efeito de carinho, é muito provável que você esteja indo pelo lado certo.
Gostou dessas dicas? Aproveite para ler os nossos outros artigos sobre casamento e saber tudo sobre como preparar o seu grande dia!
Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.
Quer receber mais dicas e novidades sobre eventos?