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O que levar em conta na escolha do espaço do meu casamento?

O casamento é um momento de encontro de duas famílias, é a primeira vez que essas duas famílias se encontrarão com todos os seus amigos para realizar este grande evento. Um grave erro dos noivos, quando começam a procurar um espaço para a realização do seu casamento, é não ter determinado a quantidade de convidados.

Muitas das vezes essa primeira busca se dá por conta do espaço, de um local que a sua amiga casou, ou um lugar bacana e diferente, onde aconteceu o casamento de uma estrela famosa. E aí incorre um erro, porque cada espaço tem a capacidade de acomodar um número x de pessoas.

A primeira tarefa na escolha do espaço é, sem dúvida nenhuma, a estruturação de uma lista de convidados muito bem-feita. Uma lista amparada e checada pelos familiares e amigos mais próximos. Logo após da definição do número de pessoas, começa o trabalho de buscar os espaços.

Lembrando que hoje os espaços disponibilizam uma relação do número de pessoas que é possível sentar, cada formato e composição do salão, como o formato escolar, o formato jantar, o formato franco americano, entre outros.

Uma grande armadilha que existe nesse processo todo, infelizmente, é que a maioria dos espaços não são sérios no sentido de fornecer as informações corretas. Espaços onde existe a possibilidade de colocar duzentas pessoas sentadas enganam os noivos dizendo que o espaço comporta até quatrocentas pessoas sentadas.

Para que isso não aconteça, uma boa alternativa é contar com a ajuda de uma assessoria, de um amigo arquiteto ou de um decorador de eventos, que possam dar os números reais para que você não caia em armadilhas.

Escolhido o espaço, existe uma tarefa burocrática a ser executada. Antes da assinatura de um contrato, do fechamento da data, é preciso realizar uma análise criteriosa de como está esse espaço em relação à questão jurídica, às licenças e toda a documentação necessária exigida pela prefeitura e pelo corpo de bombeiros.

Um espaço de eventos para funcionar precisa comprovar seu alvará de funcionamento. O protocolo de entrada de pedido de um alvará é completamente diferente de um alvará efetivo, ou seja, uma coisa é o processo estar em andamento e outra é estar aprovado. Você pode ter a grata surpresa, nas vésperas do seu evento, de receber uma resposta negativa da prefeitura.

Em São Paulo, por exemplo, como em outras capitais, existem bairros onde fica determinado que um espaço de eventos pode ou não funcionar. O espaço de eventos é reconhecido pela prefeitura como um polo gerador de tráfego.

Você pode imaginar o que são de repente, 400 pessoas ou 400 veículos, chegando para estacionar ao mesmo tempo em uma rua de um bairro residencial, mais tranquilo e parado. O bairro vai ficar travado por conta da chegada desses convidados. Por esse motivo, nas grandes cidades as prefeituras setorizam áreas onde se  pode realizar eventos.

Essa busca pela documentação, pelo alvará, pela documentação exigida pelo corpo de bombeiros e pela vigilância sanitária, no caso dos espaços que possuem buffet, é muitíssimo importante para a tranquilidade de todo o processo.

Dessa maneira, os dois pontos principais, na minha opinião, para a escolha do espaço para a realização do seu casamento são a definição da lista dos convidados e um bom estudo prévio da situação jurídica do espaço.




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