CASAMENTOS     DEBUTANTES     LUA DE MEL     PODCASTS     SEM CATEGORIA      TODAS AS CATEGORIAS   
  

Iluminação cênica para festas

Existem muitas dúvidas na cabeça do anfitrião de uma festa na hora da decisão de uma decoração. Uma delas que sempre esta no ar é a questão da iluminação cênica, ou então iluminação decorativa. Para mim em arquitetura e decoração de festas, uma das coisas que mais tem importância no projeto, é a circulação inteligente que possa realmente dar  vazão aos convidados e a equipe de trabalho na hora da festa.

A segunda é sem dúvida nenhuma a iluminação. Eu sempre digo que você pode ter uma festa maravilhosa, uma décor realmente diferenciada mas se você  não tiver uma iluminação perfeita, fatalmente você não terá uma festa marcante.

Iluminação cênica

A iluminação cênica para festas vai caracterizar exatamente todos os pontos principais da decoração. Como por exemplo, o arranjo que vai em cada mesa, nas flores de décor ou nos painéis que efetivamente forem construídos. Em todos os elementos cenográficos vai existir um foco de iluminação para que de fato atinja a forma perfeita.

Hoje grande parte dos bons decoradores trabalham com empresas especializadas em iluminação, são o que chamamos de light designers. Eles podem criar um ambiente completamente real, já que cada vez mais a história dos temas e as experiências sensoriais dos convidados são colocadas como prioridade pelos anfitriões.

Cores em evidência

Quando a gente fala sobre cenografia, flores, carpete, temas, ou seja, os elementos que compõe uma decoração, muitas vezes é determinado uma cor pelo dono ou dona da festa. Quando não conseguimos fazer com que as cores se encontrem, como por exemplo: vamos supor que temos uma festa com uma predominância do vermelho, eu não consigo por conta dos elementos disponíveis hoje no mercado, encontrar um carpete que seja exatamente da cor do tecido usado na decoração, ou que seja da cor da flor da mesa e etc. Não existe essa possibilidade, então a iluminação não vai só chamar a atenção daquilo que foi produzido para festa, mas também para equilibrar as tonalidades de vermelho e fazer com que todos os tons sigam exatamente a mesma linha, o mesmo fio condutor para que fique realmente uma festa vermelha harmônica.

Light Designer

A função de um light designer não esta só em fazer um equilíbrio geral em todos os processos e cores da festa mas também para criar essa experiência, criar esse clima trazendo exatamente a luz necessária. Essa luz é trabalhada durante o evento,  a gente nunca começa e termina uma festa com a mesma luz.

A gente sempre tem o cuidado de entregar uma festa aos anfitriões de forma que ela esteja mais clara, mais evidente e conforme o evento vai entrando pela noite a gente vai alternando isso para poder trazer outras atmosferas.

Hoje em dia também é muito comum os twists, ou seja, a troca de luzes. Uma festa pode começar com uma cor e a iluminação (se ela tem essa versatilidade, por exemplo as luzes em led) pode conduzir a outros tons. Eu posso trabalhar as outras cores deste evento a medida que a festa vai avançando, no início com uma forma mais clara, mais clean, depois ir aquecendo com cores de iluminação mais quentes até terminar a festa, onde podemos voltar para os tons mais frios ou aconchegantes.

A iluminação também conta uma história de acordo com o tema escolhido ou com a linha que nós vamos dirigir esse evento, por isso ela se torna essencial no planejamento.




Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

COMENTÁRIO
NOME*
E-MAIL*



Quer receber mais dicas e novidades sobre eventos?

NOME*
E-MAIL*



  
AV ARATÃS Nº 1010 - CEP: 04081-004 - SÃO PAULO, SP - BRASIL | TEL e  +55 (11) 5053.2231  
contato@casapetra.com.br