CASAMENTOS     PODCASTS     SEM CATEGORIA      TODAS AS CATEGORIAS   
  

Lugares marcados ou mesas setorizadas?

Sócio-proprietário da Casa Petra, Luciano Martins mostra que a setorização de mesas pode ser a melhor opção para distribuir os convidados

Por Luciano Martins
Sócio-Proprietário da Casa Petra

Se preferir, você pode ouvir esse artigo:

Uma das principais dúvidas que surgem logo no início da organização de um casamento é sobre a questão dos lugares marcados para os convidados.

Muita gente pensa que a marcação de assentos para um evento como um casamento – que tradicionalmente sempre existiu – é uma coisa ainda utilizada. Mas, na minha opinião, não.

Na verdade, marcar lugares é algo que pode trazer uma complicação na organização do acontecimento. E, principalmente, pode criar animosidades provindas de desentendimentos que um convidado pode ter tido com outro, por exemplo.

lugares marcados em casamentos ou mesas setorizadas

Setorização de mesas

Existe hoje uma metodologia de setorização, no caso do casamento, que é muito mais viável, pois separa as mesas do evento em células.

Vamos imaginar que a gente tenha 40 mesas com 10 lugares cada, e separamos três dessas mesas para 30 pessoas. Esses convidados irão formar o Grupo 1, que pode ser, por exemplo, dos amigos da praia. Eles sentarão todos juntos no Setor 1, mas ficarão à vontade para se localizarem onde preferirem nesses assentos.

Na minha opinião, a palavra de ordem para que as pessoas se sintam acolhidas em um casamento é conforto. Ou seja, você chegar a um evento e ter a certeza de onde você vai se sentar. Isso dá ao convidado uma segurança de que tudo vai correr com tranquilidade.

setorizacao de mesas para casamento

Como planejar a setorização?

Conforme você for planejando a marcação da setorização, você deve ter o cuidado de fazer com que as pessoas do Setor 2, por exemplo, estejam ao lado de amigos do Setor 1. Ou seja, que todos tenham alguma relação.

Esse trabalho é árduo, requer tempo disponível e deve ser realizado única e exclusivamente pelos anfitriões. No entanto, se no momento de fazer a lista de convidados você já categorizar as pessoas, a setorização ficará muito mais fácil.

No dia do evento

Já no evento em si, essa setorização não é realizada pela assessoria do dia. Existem empresas que cuidam especificamente desse trabalho, que requer uma brigada grande de pessoas logo na chegada dos convidados. Uma vez que todos devem receber o número do setor onde vão se sentar, tudo deve ser feito rapidamente.

Mas, apesar dos esforços, o resultado da setorização de mesas para o evento é fundamental e positivo. As pessoas se encontram, se agregam e isso faz com que tudo fique mais gostoso para quem está curtindo a festa. Afinal, participar de uma celebração ao lado dos seus amigos faz com que tudo fique muito mais interessante.




Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

COMENTÁRIO
NOME*
E-MAIL*



Quer receber mais dicas e novidades sobre eventos?

NOME*
E-MAIL*



  
AV ARATÃS Nº 1010 - CEP: 04081-004 - SÃO PAULO, SP - BRASIL | TEL e  +55 (11) 5053.2231  
contato@casapetra.com.br