CASAMENTOS     PODCASTS     SEM CATEGORIA      TODAS AS CATEGORIAS   
  

Menu de casamento: como definir o tipo de serviço e cardápio ideais?

Luciano Martins mostra o que levar em conta para decidir o melhor tipo de serviço e o menu de casamento

 

Por Luciano Martins
Sócio-Proprietário da Casa Petra

 

Se preferir, ouça esse artigo aqui. Basta apertar o play!

Não sei se vocês já estão passando ou já passaram pela situação de definir o menu de casamento. Quando chega a hora de decidir essa questão, mães e filhas, pais e noivos sempre entram em um grande debate. Porém, não somente o cardápio é diferente para pessoas mais velhas e mais novas, como também o tipo de serviço.

 

Serviço franco-americano ou à inglesa: qual escolher?

Em geral, os jovens preferem o serviço franco-americano, ou buffet, onde as pessoas se levantam e vão se servir. Já os pais preferem um serviço mais formal, onde os convidados são servidos à mesa.

Porém, não confundam serviço à mesa como o que traz mais conforto ao evento. E essa opinião não é uma definição que empurra o serviço de casamento para o franco-americano. Pelo contrário.

Na realidade, uma boa festa é aquela em que você faz um bom raio-x dos convidados. Por exemplo: um casamento onde os dois noivos e seus pais são advogados, ou seja, têm um perfil mais clássico. Nesse tipo de situação, onde os anfitriões têm uma linha de conduta mais tradicional e têm também na lista uma grande quantidade de pessoas com o mesmo estilo, fatalmente, se nessa festa houver um serviço mais clássico – à inglesa, por exemplo -, será melhor.

Já um evento onde os noivos e a família são um pouco mais soltos, mais livres desses compromissos em relação à etiqueta à mesa, por exemplo, então o serviço franco-americano vai entrar muito melhor.

Portanto, sobre o tipo de serviço, é necessário que cada família fazer um raio-x bem completo dos seus convidados. Esqueça a tia fulana, o tio ciclano, a amiga que não come isso ou aquilo. Nada disso pode ser tratado como regra. Essas são exceções na hora da escolha. O que vale são os 51% da lista de pessoas que tendem a uma coisa ou a outra. Ou seja, a decisão do serviço deve ser feita pela sua maioria.

como escolher o menu de casamento

Como escolher o menu de casamento?

Em relação ao cardápio, grande parte dos noivos pensam que devem optar por algo mais simples. Eu sou absolutamente contra essa questão.

Hoje, quando você oferece uma festa, mais do que um momento diferente e de alegria, é obrigação dos noivos promover experiências que vão além de simplesmente ir a um evento. Então, por que não oferecer às pessoas uma massa diferente ou uma carne com um molho que elas nunca experimentaram? Ou um peixe maravilhoso que poucas vezes elas terão a opção de experimentar?

A gastronomia cresceu absurdamente nos últimos anos. As ideias de tornar o paladar mais comfort, ou que estimule a memória afetiva está cada vez mais em moda. Por isso, os peixes, os molhos e os pratos estão se transformando para abrangerem mais paladares. Logo, não tenha receio de experimentar um cardápio diferente para levar ao seu evento uma experiência única.

como escolher o menu de casamento

Noivos com restrições alimentares

Já para as noivas com restrições, eu não sou contra ter dentro do menu algumas partes do cardápio que atendam a essas necessidades. Mas eu sou radicalmente contra aquelas noivas que querem transformar suas festas em degustações veganas ou zero lactose.

É fato que os convidados se sentirão agredidos e largarão sua festa para irem até a primeira casa de carnes ou hambúrguer mais próxima e saciarem sua vontade de, naquela noite, terem um bom jantar. Nenhum convidado sai de sua casa com o objetivo de ir a uma festa de casamento, principalmente em determinados lugares, para comer mal. Não existe essa possibilidade.

E esse é um dos pontos que as pessoas sempre me perguntam já com uma resposta pronta: “E a gastronomia, como a gente faz? Se bem que sempre tem um ou outro que reclama da festa, né?”.

Na minha opinião, o reclamar da festa só acontece quando as pessoas percebem que os anfitriões não tiveram o cuidado e o respeito ao que está sendo servido e proposto. Afinal, a palavra de ordem em um evento é conforto e isso significa chegar a um evento e o serviço estar adequado ao que a maioria gosta.

Então, de fato, façam uma análise bem criteriosa sobre o público que virá ao seu evento. E tenham a certeza absoluta de que esse tempo que vocês vão investir em buscar o que há de consenso no grupo vai fazer uma festa mais gostosa, confortável, onde as pessoas se sentirão abraçadas com o carinho que cada noiva e noivo teve ao escolher cada detalhe.

Agora que você já sabe como escolher o menu de casamento, que tal entender como escolher os melhores fornecedores? Leia o artigo Como escolher os fornecedores de casamento?




Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

COMENTÁRIO
NOME*
E-MAIL*



Quer receber mais dicas e novidades sobre eventos?

NOME*
E-MAIL*



  
AV ARATÃS Nº 1010 - CEP: 04081-004 - SÃO PAULO, SP - BRASIL | TEL e  +55 (11) 5053.2231  
contato@casapetra.com.br