CASAMENTOS     DEBUTANTES     PODCASTS     SEM CATEGORIA      TODAS AS CATEGORIAS   
  

Save the Date: tire suas dúvidas sobre o pré-convite

Você está em dúvida sobre enviar ou não o Save the Date do seu casamento? Luciano Martins indica que mandar o pré-convite pode ser de grande utilidade para os convidados 

Por Luciano Martins
Sócio-proprietário da Casa Petra

 

Primeiramente, não existe obrigatoriedade na entrega do Save the Date para um casamento ou qualquer outra ocasião. Existe, sim, uma questão de o pré-convite ser um ato de gentileza. Assim como uma forma de fazer com que as pessoas já comecem a se preparar para a festa.

Confirmação da data do evento

save the date e obrigatorio

Além disso, outro ponto importante, que é a confirmação da data. Hoje, nós sabemos o quanto de compromissos os convidados para um evento de grande porte podem ter. Então, o Save the Date é uma forma de assegurar a data, principalmente quando você chama pessoas de outros estados. 

Até porque, mesmo aqueles que moram na mesma cidade já têm outra consciência sobre como ir a um evento. Se eu vou de táxi ou Uber, por exemplo, posso dormir em um hotel próximo ao espaço da festa, caso a minha residência seja distante. Ou seja, atualmente, algumas mudanças no comportamento dos convidados tornam necessárias as informações antecipadas sobre o acontecimento. 

Quando enviar o Save the Date? 

Em muitos casos, eu aconselho que o primeiro Save the Date seja enviado, no mínimo, seis meses antes do evento. Eu, por exemplo, já cheguei a mandar pré-convites um ano antes da data marcada.

No meu caso, grande parte dos convidados é da área de eventos, então, se eu não os avisar antes, eles fatalmente não terão disponibilidade de comparecer, porque estarão trabalhando. Logo, esse aviso antecipado acontece devido ao meu negócio e à comunidade na qual eu convivo. Portanto, é importante que vocês tenham essa clareza na hora do convite de vocês. 

Como definir o estilo do pré-convite

save the date

Muitas vezes, o estilo da decoração não está determinada no momento do envio do Save the Date. Então, também não existe obrigatoriedade nessa conexão.

É claro que se você já contar uma história partindo de um mesmo tema, porque você já sabe como será a decoração, ótimo! Você já terá uma única direção de arte em tudo o que fizer e cria uma identidade mais clara do seu evento.

Porém, na prática, muitas vezes isso não acontece, porque os noivos ainda não se decidiram sobre a decoração. E é por isso que não existe uma obrigatoriedade nesse sentido. 

 

A animação do Counting Down

Além do Save the Date, que já faz com que as pessoas se animem e se organizem para o evento, existem outros pré-convites que podem ser enviados conforme o dia vai se aproximando. São os chamados Counting Down. 

Você pode mandar com três meses de antecedência, dois meses, um mês, dez e cinco dias, por exemplo. Ou seja, à medida em que a data se aproxima, você vai deixando as pessoas mais excitadas, com mais vontade de participar da sua celebração. 

Inclusive, se a ocasião traz alguma obrigatoriedade de traje, esse também é o momento de solidificar tal informação. Portanto, se a festa tem um tema, uma fantasia, uma cor ou o que for, essa é a oportunidade para reafirmar essa determinação. 

Mas é importante lembrar que o Counting Down não deve ser enviado somente se existir uma especificação. Esse pré-convite causa um frenesi nos convidados que é muito interessante. E tudo o que pudermos fazer para provocar mais vontade nas pessoas de irem ao evento sempre vai ser bem-vindo.

Quer saber como organizar os convidados na sua festa? Leia o artigo: Lugares marcados ou mesas setorizadas?




Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

COMENTÁRIO
NOME*
E-MAIL*



Quer receber mais dicas e novidades sobre eventos?

NOME*
E-MAIL*



  
AV ARATÃS Nº 1010 - CEP: 04081-004 - SÃO PAULO, SP - BRASIL | TEL e  +55 (11) 5053.2231  
contato@casapetra.com.br